A estrada exige atenção constante, de todos os lados. Além dos cuidados com o trânsito para evitar acidentes e se manter em dia com a lei, é preciso ter atenção também com alguns hábitos considerados comuns nas viagens, como as caronas. Ainda que bem intencionada, seja para ajudar alguém ou ter uma companhia de viagem, a atitude de levar desconhecidos no caminhão não é recomendada, porque expõe o motorista a sérios riscos. Quer saber alguns deles? Acompanhe!
Assaltos ou roubos de carga
Infelizmente, a violência também está nas estradas, e não dá para acreditar que nunca poderá acontecer com você. A ocorrência de assaltos a motoristas que param nas estradas para aceitar pessoas que pedem carona é muito mais comum do que se pensa, principalmente porque muitas vezes são usadas “iscas” para facilitar o crime, como colocar mulheres ou até mães com crianças na pista como as “caronistas”. Ao aceitar a carona, o motorista é rendido e o assalto é anunciado.
Além do risco pessoal, essa prática pode se estender também ao roubo de cargas, gerando grandes prejuízos. Trata-se de um risco comum e bastante conhecido entre os caminhoneiros, que deve ser evitado com uma medida simples: desconfiar de tudo! É importante evitar as paradas na estrada e a transmissão de informações sobre o conteúdo das cargas, o que tem relação direta com evitar as caronas. As medidas de segurança garantem uma viagem tranquila e sua chegada ao destino sem percalços no caminho!
Golpes
Relacionados às práticas ilegais e perigosas das beiras da estrada e paradas estão os diferentes golpes que podem ser aplicados. Há diferentes tipos que contam com a boa vontade de quem decide dar uma carona, muitas vezes diante de histórias comoventes ou pedidos de ajuda. O crime pode colocar em risco os bens, o veículo ou até mesmo a vida do motorista, em muitos casos. Por isso, o ideal é seguir seu trajeto sem dar oportunidade para o acaso.
Cumplicidade a crimes
Um motivo importante para não permitir a entrada de estranhos no veículo é o fato de que, de acordo com a lei, se a pessoa estiver transportando algum tipo de material ilegal, como drogas, produtos roubados ou armas, o motorista pode ser responsabilizado também pelo transporte, mesmo que não tivesse ciência do ocorrido. A Polícia Rodoviária Federal, alerta à frequência dos casos, é a responsável por fiscalizar e realizar as abordagens nas estradas e tem feito várias apreensões em casos como esses, comuns justamente porque os criminosos encontram nas caronas uma forma de tentar escapar das fiscalizações. Muitas vezes pode se tratar, inclusive, de um foragido da justiça. O transporte de menores de 18 anos sem autorização judicial também se inclui nos casos de ilegalidade.
Para evitar penas judiciais que podem incluir prisão, vale ainda a máxima de desconfiar sempre. É uma recomendação da PRF, inclusive, que os motoristas não cedam caronas a desconhecidos e, caso se deparem com pessoas que necessitam de ajuda, acionem a PRF pelo número 191 ou a Polícia Rodoviária Estadual pelo 198. Não é possível adivinhar o que cada pessoa está transportando pelas estradas, certo? Fuja de surpresas indesejadas.
Diante de tantos riscos, a dica é: preze pela sua própria segurança em primeiro lugar e faça sua jornada focado em chegar ao destino, evitando distrações ou contatos com desconhecidos. Sua missão é chegar bem!
Para seguir sempre ao lado da lei, mantenha o Exame Toxicológico obrigatório em dia. Saiba mais clicando aqui!