Uma notícia recente, vinda lá de Porto Alegre, pode se tornar tendência no país inteiro daqui pra frente. Por lá, o Exame Toxicológico agora é obrigatório para os taxistas da cidade.
A tendência é que essa norma possa valer para o país todo daqui a um tempo, já que tal procedimento não só garante a saúde dos motoristas e passageiros, como também coloca esse setor dentro do rigor da lei.
De acordo com Nelson Marchezan Júnior, prefeito da capital gaúcha, “o caso dos táxis é muito importante por causa de acidente. Mas tem outra vantagem: a segurança para quem está sendo transportado. Caminhões levam cargas e, nesse caso, é uma garantia para as pessoas.”
Como a regra vai funcionar em Porto Alegre
A Lei dos Táxis já vale desde o último dia 06 de junho. Os taxistas deverão realizar o exame a cada 12 meses. Diferente dos caminhoneiros, por exemplo, que precisam repetir o teste uma vez a cada dois anos.
- As clínicas e/ou laboratórios deverão recolher amostras do cabelo/pelo/unha do motorista;
- Se o condutor tiver feito uso de qualquer substância ilícita dentro de uma janela de até seis meses, isso será detectado;
- Drogas como maconha, cocaína, anfetaminas, ecstasy e opiáceos são detectadas no Exame Toxicológico.
Além do Exame, outras alterações para os motoristas de táxi
Além da obrigatoriedade do Exame Toxicológico, outras novas regras também passaram a valer:
- A cor do veículo deixa de ser o vermelho ibérico e passa a ser o branco;
- Agora, as corridas deverão ser filmadas, no sentido de garantir mais segurança para o passageiro, e também deverão contar com monitoramento via GPS;
- O taxímetro só será ligado via biometria, pois assim, apenas o motorista que passou por todos os exames conseguirá realizar o serviço.
Taxista de Porto Alegre, faça seu Exame Toxicológico e fique em dia com a lei.