Muito mais do que um veículo de locomoção, pra você que é motorista, seu caminhão é o meio pelo qual o sustento é garantido. Por isso mesmo é que ele não pode parar.
Para garantir o funcionamento do seu caminhão, além de saber cuidar bem dele e de fazer as manutenções periódicas, é importante também prestar atenção no que pode prolongar sua vida útil.
Separamos algumas dicas importantes e certeiras que servirão para você tomar cuidados básicos. E assim, seu caminhão não te deixará na mão.
1 – Dar manutenções periódicas
Quando se trata de um caminhão, muito tempo significa muito anos. Portanto, se você pretende que seu veículo possa te auxiliar por tanto tempo, saiba que as manutenções periódicas são muito importantes para alcançar esse objetivo.
Essa prática, além de prolongar a vida útil, fará também com que você reduza custos, a partir de uma postura de prevenção, presente em cada manutenção.
E é claro que a manutenção preventiva contribui para o prolongamento do uso do caminhão. Tarefas como a troca de óleo e de filtros, regulagens, verificação de pneus, ajustes do sistema de freios, dentre outras, são essenciais.
2 – Seguir as orientações do manual
Levar o caminhão para a manutenção, como vimos, é excelente. No entanto, existem ferramentas de auxílio que já estão aí bem perto e talvez você ainda não tenha se dado conta.
- Quer um exemplo prático? O manual do seu veículo. Quantas vezes você já o leu?
O manual de qualquer veículo contém informações e orientações que vêm diretamente do fabricante. E todos os pontos apresentados ali são primordiais para que se possa utilizar o caminhão adequadamente.
- Qual o melhor tipo de óleo lubrificante deverá ser usado? Qual a calibragem correta dos pneus para cada eixo? Qual melhor tipo de combustível e a periodicidade das manutenções?
Todas essas questões são essenciais para o bom funcionamento da sua máquina e elas estão presentes lá no manual que você já tem aí em casa.
3 – Não sobrecarregar seu caminhão
Caminhões foram feitos para carregar peso. No entanto, há um limite a ser respeitado, próprio de cada modelo. Extrapolá-lo pode diminuir a vida útil do seu veículo.
O excesso de carga afeta o veículo de duas maneiras: no desempenho e na causa de problemas técnicos.
O desempenho: A lentidão, sobretudo durante as subidas, é um dos problemas clássicos provocados pelo excesso de carga. Isso provocará atraso nas viagens, frustrando toda uma expectativa de prazo e produtividade.
Problemas técnicos: o excesso de carga também pode provocar desequilíbrio nos eixos, na frenagem e até na capacidade do caminhão se manter estável durante as curvas, podendo colocar a sua vida em risco, e também a proteção da sua carga.
4 – Carregar o caminhão da maneira correta
Tomada a decisão de não sobrecarregar seu caminhão, esse limite correto de carga também precisa ser armazenado de forma adequada.
Abaixo, você encontra quatro dicas para distribuir melhor as cargas:
1 – Comece a carregar seu veículo sempre de trás para frente, pois assim evita-se o desequilíbrio na hora do carregamento;
2 – Nunca carregue um lado mais do que o outro (no sentido de direito e esquerdo). Procure distribuir a carga em todos os eixos do caminhão.
3 – As cargas mais densas devem ser posicionadas nos espaços vagos entre os eixos.
4 – Para uma carga grande, concentrada e indivisível, o ideal é que seja colocada numa posição deitada, sempre com o lado de maior tamanho apoiado na carroceria.
Seguindo todos esses cuidados, certamente você contribuirá para que seu caminhão possa ter uma vida útil muito maior. Medidas simples podem não só prolongar o tempo de uso, como também garantem economia na manutenção e evitam contratempos indesejados.
Agora, além de cuidar do seu veículo, que tal cuidar de você também? Você sabia que o Exame Toxicológico é lei?
CLIQUE AQUI e saiba como fazer o seu exame e cuidar melhor da sua saúde.