Sono no volante? Quem é motorista sabe que nem sempre é fácil conseguir sustentar a energia noite a dentro pelas estradas. No entanto, os prazos não esperam.
Para que o organismo dê conta de se manter em alerta ao longo de uma noite inteira, alguns cuidados importantes devem ser tomados. Cuidados imediatos, antes de cada missão pela madrugada, e também no dia a dia, cuidando da saúde e respeitando os limites do corpo.
Para além de qualquer necessidade da empresa ou da preferência do motorista, já que alguns optam por dirigir à noite, é sempre bom lembrar que dormir no volante pode ser fatal. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco.
Abaixo, algumas dicas para que você possa se sair bem ao dirigir durante a noite.
1 – O vento ajuda a despertar
Quando começar a perceber que está piscando além da conta, experimente abrir a janela e deixar o vento soprar no rosto, sobretudo se a brisa estiver gelada.
Isso vai te ajudar a se manter acordado durante a noite. No entanto, não é uma dica muito boa para quem está resfriado. Nesse caso, pule para as outras alternativas.
2 – Que tal uma música alta?
Ouvir música durante uma viagem é sempre algo bastante agradável, e pode ser uma alternativa muito boa para se manter acordado durante a noite. É bom que o volume seja alto, mas não a ponto de atrapalhar a atenção no trânsito.
Monte uma playlist do seu agrado e, se possível, cante enquanto estiver ouvindo. Ajuda bastante se as canções forem conhecidas, pois assim você consegue prestar atenção no que ela diz e esse acaba sendo mais um motivo para se manter desperto.
3 – Comer e beber também ajuda
Comer e beber também ajuda, mas é sempre bom lembrar que não vale bebida alcoólica. Duas boas dicas para esse momento são bebidas com cafeína, como o próprio café ou refrigerantes à base de cola.
Além de beber, tenha sempre por perto algo para comer. Dê preferência para os petiscos, pois assim você passa bastante tempo mastigando, e isso vai te ajudar a se manter acordado. Ao longo da noite, faça pausas nesses momentos de refeição, já que comer demasiadamente pode não ser uma boa opção.
4 – Faça exercícios
Adote como estilo de vida uma rotina com exercícios físicos. Eles são bons para a saúde e o corpo corresponde a essa prática com muito mais disposição para qualquer coisa, inclusive aguentar uma noite na estrada.
Os exercícios contribuem para o aumento da massa muscular do corpo, fazendo com que sua coluna se posicione com mais firmeza ao longo da noite, depois de horas na mesa posição. Com um corpo mais preparado, vai ser muito mais fácil se manter acordado.
5 – Cuide da posição do banco
Falando em coluna, a sua posição no banco é também um fator primordial para que consiga se manter acordado durante toda a madrugada. O ideal é que sua poltrona lhe ofereça o máximo de conforto. Porém, já que a intenção agora é se manter acordado, uma boa dica é ajustá-la de modo a lhe causar um leve desconforto. Isso vai te ajudar a ficar acordado. No entanto, tente buscar ajuda do seu ortopedista para que ele possa te orientar como posicionar a poltrona nesse sentido. Caso contrário, se for uma posição muito equivocada, sua coluna será prejudicada.
Muitos motoristas ainda fazem uso de remédios para conseguir dirigir à noite. Nossa dica é para que você jamais faça uso desses medicamentos sem orientação médica.
Não deixe de se cuidar durante à noite. No mais, boa viagem!
Depois de todas essas dicas, que tal cuidar também da saúde e ficar em dia com a lei? Já fez seu Exame Toxicológico? Ainda não? CLIQUE AQUI e saiba mais!