Caminhoneiro, hoje é o seu dia!
Dia de celebrar a prática dessa profissão repleta de desafios, mas tão importante para o país. Ainda que boa parte da sociedade sequer perceba, os motoristas profissionais cumprem grande papel para a movimentação da economia do país, transportando com segurança os produtos que chegam até nossas casas.
Para além dos estereótipos e preconceitos que envolvem a profissão, ser caminhoneiro é ser um verdadeiro herói do asfalto, enfrentando diariamente os riscos envolvidos, a rotina muitas vezes cansativa e os desafios em busca de uma remuneração justa.
Nem sempre é fácil. Por isso, nessa data, trazemos alguns conselhos importantes para lembrá-lo como encarar os desafios da profissão com mais leveza e tranquilidade.
Mantenha uma rotina equilibrada
A determinação e o compromisso estão no sangue dos caminhoneiros: para cumprir prazos, é comum que os profissionais façam grandes esforços e emendem longas viagens.
No entanto, é preciso lembrar que a dedicação à profissão deve vir acompanhada do autocuidado. Ainda que a pressão ocorra, buscar meios para manter uma rotina equilibrada é fundamental. Isso significa estar atento em diversos pontos que serão tratados a frente, mas, principalmente, não deixar que o trabalho sufoque a vida pessoal.
Procure se lembrar, no momento de planejar sua rotina, que trabalho é trabalho e lazer é lazer – ambos têm seu papel para uma vida saudável. É claro que alguns momentos exigem concessões, mas não vale a pena desgastar-se física e emocionalmente de modo a perder os momentos de descanso.
De fato, o descanso é mais que apenas tirar a cabeça do trabalho: ele é determinante para a saúde e o bom exercício da profissão e, por isso, passou a ser exigido por lei, segundo as normas da Lei do Caminhoneiro – saiba mais clicando aqui.
Cuide da saúde
Nas jornadas de trabalho, não abra mão de preservar a sua saúde. O primeiro aspecto a considerar é o limite das horas ao volante, conforme delimitado pela já citada Lei do Descanso. Rotinas muito puxadas podem trazer diversos malefícios à saúde, como:
- Privação e distúrbios do sono, causando diminuição do estado de alerta necessário ao volante e alterações no metabolismo;
- Estresse e outros problemas relacionados à saúde mental, uma questão extremamente séria mas comumente negligenciada quando se fala na profissão de motorista;
- Aumento das chances da ocorrência de dores no corpo, que, se não observadas, podem se tornar dores crônicas e problemas mais sérios.
A melhor maneira de dar a devida atenção à saúde no exercício da profissão é manter os check-ups médicos em dia, ou seja, realizar exames periódicos e consultar especialistas quando sentir qualquer sintoma estranho, sem deixar a dor se tornar crítica para tomar uma atitude.
No trânsito, preservar a saúde é também se manter distante das drogas ilícitas utilizadas na tentativa de dar conta de mais horas dirigindo. Os riscos nessa prática estão por todos os lados, e os malefícios são sentidos principalmente na saúde. O uso de substâncias como o rebite, opiáceos e outras tem como consequência uma série de efeitos colaterais indesejados e bastante sérios, com destaque para o risco de vício.
A realização do exame toxicológico de larga janela de detecção é uma das maneiras de garantir que a prática profissional esteja sendo executada sem riscos ao motorista e às estradas.
Esteja perto da família
Pegar a estrada e deixar a família em casa é, sem dúvidas, o principal desafio enfrentado diariamente pelos caminhoneiros. Como lidar com a saudade, preservar bem as relações e ainda fazer-se presente mesmo com as viagens constantes?
Ainda que nem sempre seja fácil, não se esqueça que qualquer esforço para estar mais perto dos familiares vale a pena, mesmo que seja preciso abrir mão de uma oportunidade de vez em quando. Afinal, é a família quem oferece todo apoio quando preciso, e que fornece a própria motivação para ter um trabalho e um sustento.
Faça-se presente de todas as formas, aproveitando a tecnologia quando em viagem e organizando-se para ter momentos de descanso junto das pessoas que ama.
Confira aqui algumas dicas para administrar bem essas relações na profissão.
Preze pela segurança: sua e dos demais
A segurança no trânsito é responsabilidade de cada um que passa por ele. No caso dos motoristas, esse deve ser um verdadeiro lema no dia a dia.
O exercício seguro da profissão é praticado nos detalhes: aquela ultrapassagem perigosa que não se faz, o limite de velocidade que se respeita, a carga que se recusa a carregar pelos riscos envolvidos... Procure sempre se lembrar de como o seu papel é determinante para que as estradas brasileiras sejam menos violentas.
Em nossas dicas sobre como ser um Motorista do Bem, você encontra os principais pontos sobre Direção Defensiva, que têm tudo a ver com uma prática profissional segura para os caminhoneiros.
Aproveite os benefícios da profissão!
O que você mais ama em sua profissão? Muitas vezes, a rotina é tão corrida que não sobra tempo para lembrar daquilo que te move.
Mas há muito o que celebrar na vida de caminhoneiro. Relembre todas as estradas por onde já passou, os lugares que conheceu de Norte a Sul, as histórias que ouviu e as pessoas que conheceu nas paradas, a sensação de liberdade proporcionada... Tudo isso tem grande valor!
Maior ainda é a importância e a responsabilidade do seu trabalho, que deve ser valorizada por todo brasileiro.
Além de sinceros Parabéns, nessa data, desejamos um maior e justo reconhecimento da profissão que move o país!