No trânsito, o sentido é a vida.
Em 2019, esse é o mote oficial da campanha voltada para a divulgação do Maio Amarelo, o movimento global para o debate e conscientização da segurança no trânsito, que reúne poder público e sociedade civil em defesa da causa.
A iniciativa, que está em sua sexta edição, é uma parceria do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), incentivada pela ação da ONU de decretar, no mês de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Desde então, esse mês passou a ser considerado referência para marcar ações e iniciativas voltadas para o tema. Com o desenvolvimento de campanhas anuais, espera-se estimular a participação da população, governos, entidades e empresas, conscientes de sua parcela na construção de um trânsito seguro.
Nas empresas de transporte, o movimento Maio Amarelo é a oportunidade de despertar em todos os colaboradores, com destaque para os motoristas, a atenção cotidiana necessária para a segurança do trabalho, que no caso dessas empresas se relaciona diretamente à segurança no trânsito. Para tanto, há diversas maneiras de envolver a equipe durante todo o mês e inclusive no restante do ano, por meio de ações internas e externas.
Confira algumas sugestões e dicas de como promover o Maio Amarelo nas empresas de transporte!
1. Traga o amarelo para a empresa
Como no caso de outras campanhas de conscientização anuais, o Maio Amarelo tem como símbolo o laço na cor que simboliza o movimento. Trazer o símbolo e a cor para dentro da empresa são ações que servem para marcar o mês e ainda lembrar diariamente a equipe da campanha.
Vale investir em balões amarelos, distribuição de laços para usar com o uniforme e até mesmo camisetas especiais da campanha. Apesar de se tratarem de ações simples, gerar uma “identidade visual” para o mês é uma maneira de trazer mais envolvimento e despertar a atenção durante o andamento da campanha.
2. Utilize os materiais oficiais de campanha disponíveis
Há ainda mais uma maneira de fortalecer a identidade visual da campanha na empresa. A organização do movimento disponibiliza, em seu site, materiais de divulgação com o tema do ano já finalizados e prontos para serem utilizados, como anúncios, banners, cartazes, faixas, outdoors e vídeos. É só acessar o link, fazer os downloads, incluir a marca da empresa, providenciar a produção dos materiais e distribuir no espaço da empresa e nos pontos de contato que considerar relevante.
3. Promova eventos e treinamentos
Além de “dar uma cara” para o mês, é claro que é importante transmitir, na empresa, a principal mensagem do Maio Amarelo, que é buscar a conscientização de todos os envolvidos no trânsito – motoristas de todas as categorias e pedestres – para a redução dos acidentes nas vias.
Para discutir o tema e despertar a atenção de cada pessoa para o seu papel no trânsito, o conhecimento é o melhor caminho. A empresa pode se engajar na promoção de palestras com especialistas sobre aspectos essenciais para a segurança no trânsito, bem como treinamentos e cursos na mesma temática, como check-up de procedimentos de segurança, revisão das principais normas do Código de Trânsito Brasileiro e específicas para o transporte de cargas.
Além deles, que tal promover ações mais amplas e visíveis para o público externo, como uma corrida, ações junto a parceiros como a prefeitura e escolas ou ainda um dia com programação especial aberta ao público voltada para a temática? Com envolvimento dos diferentes setores da empresa, há várias maneiras criativas de trazer a atenção do público tanto interno quanto externo para a importância do movimento Maio Amarelo.
4. Explore o tema anual
Todos os anos, o OBSERVATÓRIO desenvolve um tema que é trabalhado em toda a campanha. Ele pode trazer bons insights para ações específicas a cada ano. Em 2019, o mote “No trânsito, o sentido é a vida” é ilustrado com crianças que aconselham adultos de maneira atenta à preservação da vida, com inspiração também nos cinco sentidos humanos.
Com esse mote, há uma boa oportunidade de envolver as famílias nas ações! Algumas sugestões são um dia na empresa com atividades que incluam os familiares ou montagem de mural e vídeos participativos. Como a família se relaciona à qualidade de vida e é um dos principais motivadores para exercer a profissão com segurança, trazê-los para perto pode ser uma excelente iniciativa.
5. Utilize seus espaços de divulgação para conscientizar
Como já vimos, Maio Amarelo é sinônimo de conscientização. Como uma instituição envolvida diretamente com o trânsito, é também papel da empresa de transporte promover debates sobre o tema de maneira ampla, ultrapassando o ambiente interno. As campanhas podem ser pensadas também para transmitir informações em pontos de contato que atingem o público da empresa, como as redes sociais.
Dicas de segurança, reforço às leis de trânsito e exposição do compromisso da empresa com a temática são algumas das informações que podem ser exploradas nesses espaços, por meio de séries de conteúdo.
O OBSERVATÓRIO reforça, em sua campanha, que acidentes são consequências de escolhas inadequadas e arriscadas, e não apenas episódios ao acaso. Somente por meio da informação é possível reverter o alto número de acidentes nas estradas.
Para as empresas de transporte, assumir essa responsabilidade é mais que uma escolha, mas um compromisso com a segurança de todos. Aproveite o Maio Amarelo para promover ações em prol da mudança desse quadro!
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