Você sabia que sua Carteira Nacional de Habilitação também pode ter uma versão virtual, com o mesmo valor jurídico da versão impressa? Apesar de a funcionalidade não ser tão recente – o modelo foi implantado em 2017 –, no fim de 2018 o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) anunciou mudanças que tornaram ainda mais prático obter a carteira digital, que pode ser acessada via smartphone ou tablet. Ela está disponível para quem possui a versão mais recente da CNH de papel, impressa a partir de maio de 2017, que possui um QR code (a solicitação de uma segunda via pode ser feita junto ao Detran da cidade).
Desde o lançamento da CNH digital, até o fim do ano passado o número de motoristas que haviam aderido à opção foi de apenas 620 mil, um número baixo em vista dos mais de 60 milhões de brasileiros portadores de habilitação e dos 26 milhões que já possuem a versão mais atualizada da carteira impressa. Um dos motivos que dificultavam a adesão era a necessidade de atendimento presencial no Detran (Departamento de Trânsito) para a finalização do processo, que gerava uma burocracia para a qual poucos brasileiros têm disponibilidade ou tempo.
Agora, o processo pode ser feito inteiramente pelo smartphone/tablet, tudo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app passou a contar com um recurso biométrico capaz de identificar o motorista remotamente, por meio de uma selfie usando a câmera frontal. Para evitar fraudes, há também uma “prova de vida”, que exige que o usuário faça um movimento com o rosto também usando a câmera frontal.
Veja como deve ser feita a solicitação:
1 – Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na App Store (iOS) e Google Play (Android);
2 – Em seguida, será necessário preencher o cadastro e confirmá-lo por meio do seu e-mail;
3 – Ao clicar no link recebido por e-mail, seu cadastro será ativado e você poderá fazer o login no app. Depois do login, clique em “Adicionar documento”;
4 – São disponibilizadas três formas de emitir a CNH Digital: “Pelo celular”, “Com certificado digital” e “Sem certificado”. A opção “Pelo celular” não exige o comparecimento ao Detran;
5 – Ao optar pelo celular, será necessário fazer a leitura do QR code que fica localizado na parte interna das últimas versões de CNHs. A próxima etapa é a “prova de vida” pela câmera;
6 – No fim do cadastro, o app solicitará a criação de uma senha de quatro dígitos, que será necessária sempre que for acessar o documento digital.
Pontos de atenção
A CNH digital é uma versão complementar da tradicional habilitação impressa – ou seja, todas elas ainda valem normalmente –, que representa uma opção prática e segura capaz de agilizar principalmente as abordagens policiais, já que só é possível se cadastrar no app com documento devidamente regularizado. Uma facilidade da CNH digital é a possibilidade de acesso offline, ou seja, não é necessário ativar a internet para utilizá-la, depois da finalização do cadastro no primeiro acesso. No entanto, vale lembrar que se o motorista for abordado e estiver portando somente a versão digital, a não apresentação do documento com justificativa de celular sem bateria também rende infração, semelhante ao caso de não apresentar a versão impressa.
Viu como é fácil? Quem já possui a habilitação com QR code ou terá que renovar a carteira esse ano pode, portanto, contar com mais uma maneira de garantir o cumprimento da lei que exige portar a habilitação para pegar a estrada. Mesmo para quem já tem o hábito de manter a carteira guardada, é sempre bom se prevenir. Com a facilidade de realizar o cadastro online, vale a pena adotar a CNH digital para usar em situações de necessidade.
Boa viagem!