Vida de caminhoneiro é na estrada e, por mais que o motorista se planeje para o fim do ano perto de sua família, muitas vezes os prazos não esperam e acabam comprometendo as festas. É uma realidade comum da profissão perder feriados por conta de entregas, para a qual os motoristas até já estão habituados.
Como nem sempre é uma opção fácil ou possível levar toda a família na viagem para solucionar o problema da distância nas datas comemorativas, o resultado geralmente é encontrar os amigos de estrada reunidos em celebrações improvisadas no caminho. Mesmo que a saudade da família seja grande, é melhor passar as festas comemorando e se divertindo, certo? Com um pouco de criatividade, ainda dá para preparar uma ceia gostosa para dividir com os companheiros! Que tal? Veja algumas dicas.
Use a caixa cozinha
A caixa cozinha dos caminhões é uma mão na roda para os motoristas, que diminui os gastos com alimentação na estrada (você com certeza sabe como os altos preços não compensam) e ainda possibilita a preparação de cardápios mais saudáveis que as duvidosas comidas da rua.
Para realizar uma ceia improvisada, a caixa cozinha pode ser ainda mais útil! A depender do número de pessoas, os participantes podem compartilhar suas cozinhas portáteis para dividir as preparações ou mesmo preparar uma alimentação mais simples usando a de um companheiro de estrada. Com um pouco de planejamento, dá para fazer a ceia acontecer!
Simplifique o cardápio
É claro que a condição das cozinhas portáteis não facilita a realização de uma ceia completa como as tradicionais de família, mas isso não significa que seja impossível comer bem na noite de Natal! Você pode pensar em substituições para alguns dos principais pratos: o tradicional (e grande!) peru, por exemplo, pode ser substituído pelas coxinhas e asas de frango preparadas na panela, com bastante tempero, cebola e tomate – para obter o aspecto dourado do frango assado, uma dica é dourá-lo com um pouco de açúcar caramelado antes de acrescentar o restante dos ingredientes. Acrescente alguns legumes como batata e cenoura salteadas no azeite e alho para deixar a ceia ainda mais rica.
O arroz do dia a dia pode ser incrementado com alguns ingredientes como um pouco de açafrão (é só adicionar uma pequena quantidade no início do cozimento, o bastante para trazer cor), passas e castanhas (deixe para acrescentar no final). Já a farofa, que não pode faltar, também pode ser feita sem problemas no fogão portátil, acrescentando alguns ingredientes típicos como ameixas secas, damasco, nozes e outros. Também dá para fazer uso da geladeira para preparar e manter geladas saladas como salpicão ou maionese.
Planeje para não faltar nada
O segredo para organizar qualquer ceia sem imprevistos ou desperdícios é contabilizar o número de pessoas e preparar a quantidade de comida que atenda exatamente à contagem, ou um pouco acima. No caso da ceia na estrada, será ainda mais importante ter o planejamento, já que as paradas no caminho são contadas e, ao fazer as compras, é preciso acertar nas quantidades para não faltar nada. É melhor anotar detalhadamente todos os ingredientes necessários para todos os preparos antes das compras.
Como a alimentação será compartilhada, planeje também a divisão das compras para não pesar no bolso de ninguém. Se todo mundo contribuir, a alimentação ficará bem mais em conta que se alimentar na rua.
Evite o álcool
Álcool e direção não combinam, por isso o ideal é não incluir as bebidas alcoólicas na festa. Dá para fazer uma festa bem farta sem elas!
Você não precisa ser um cozinheiro de mão cheia para preparar uma alimentação um pouco diferenciada para comemorar o Natal com os parceiros de estrada, afinal, como já provamos aqui, incrementar os pratos do dia a dia com alguns ingredientes típicos é o suficiente para ter uma festa. Mas caso a ideia seja somente reunir os amigos para não dar chance à tristeza ou à saudade, sem ter muito trabalho, que tal um churrasco? Essa é uma solução improvisada bastante comum para as alimentações na estrada. Com os complementos tradicionais de um churrasco, como vinagrete, farofa e feijão tropeiro, você faz uma festa prática e alegre do jeito que todo mundo gosta.
Mesmo que neste fim de ano seu Natal seja longe da família, lembre-se de tomar um tempo para agradecer pelos entes queridos e, claro, contatá-los para matar as saudades e mandar os votos de boas festas. Graças à tecnologia, cada vez mais é possível estar perto mesmo que longe: portanto ligue, mande mensagens, vídeos... O importante é compartilhar todos os momentos, mesmo na estrada!
Boas festas e boa viagem!