O inverno já chegou e é muito importante todos os motoristas saberem que a estação mais fria do ano também muda a condição das estradas e do próprio veículo.
Pensando nisso, elaboramos este texto com alguns pontos de atenção e dicas importantes para que o dia a dia de trabalho de motoristas e caminhoneiros possa ser cheio de segurança em todas as idas e vindas sob baixas temperaturas.
1 – Check-up do seu veículo
O cuidado deve começar antes de sair de casa ou até mesmo da sua cidade. Durante o inverno, é importante checar se freios, limpadores e sistemas de ar quente estão funcionando perfeitamente.
Da mesma forma, o desembaçador, que pode ser útil em algum momento.
Cuide dos pneus! Certifique-se de que eles estão em perfeito estado: se não estão carecas e se não possuem rachaduras.
Ah, é claro, limpe os para-brisas, as janelas e os faróis dianteiros e traseiros. Sua visibilidade é uma de suas melhores companheiras na estrada!
2 – Visibilidade e distância
São vários os fatores da baixa visibilidade durante o inverno: chuvas, neblinas etc. Isso quer dizer que você pode não enxergar certos obstáculos na pista, e esse tipo de situação pode ser muito grave, colocando em risco a sua segurança.
- A dica é: dirija mais devagar, permitindo para si muito mais tempo para reagir diante de alguma surpresa.
CURIOSIDADE: você já reparou que, por causa da baixa visibilidade, seu instinto acaba fazendo com que você aperte os olhos para tentar enxergar melhor? Pois é, isso acaba fazendo com que você fique mais cansado durante a viagem. Ligue os faróis, mesmo durante o dia, em caso de neblinas.
Se, com o tempo aberto, a distância é algo importante a ser considerado, durante um tempo cheio de neblinas ou cerrações, opte por dobrar a distância do veículo da frente. Lembre-se, ele também está passando pelas mesmas dificuldades que você, e por isso, nunca se sabe quando ele precisará usar os freios bruscamente.
3 – Subviragem
- Numa pista úmida, você tentou virar o volante e o carro se moveu menos do que você queria?
Tente se lembrar, é provável que você já tenha passado por essa situação.
Isso acontece, geralmente, quando a velocidade do carro é alta demais para uma determinada curva.
O erro mais comum nessa situação é tentar virar o volante ainda mais. No entanto, isso é uma péssima ideia!
Seu carro não deixou de virar porque as rodas não estão viradas o suficiente, mas porque há menos tração na rodovia, sobretudo num tempo cheio de umidade e numa pista molhada.
A MELHOR SOLUÇÃO:
Quando isso acontecer, mova o peso de veículo de trás para frente, e faça isso quando diminuir a velocidade. Às vezes, já será suficiente tirar o pé do acelerador, e, ao mesmo tempo, pisar no freio. Mas, cuidado, não freie rapidamente, e mantenha seus reflexos ativos.
4 – Aquaplanagem e aceleração
Como vimos, com rodovias molhadas a tração fica mais baixa e o risco de derrapagem e perda do controle aumenta consideravelmente, por isso tempo chuvoso e alta velocidade não combinam.
Pista molhada também é sinônimo de várias poças d’água espalhadas pelo caminho. Isso pode provocar a flutuação.
O que é flutuação?
É quando o carro passa rapidamente por cima de uma poça d’água profunda e, por conta disso, acaba perdendo a tração.
A melhor solução é frear antes de passar por poças d’água, cruzá-las em baixa velocidade e manter as rodas retas nesse pequeno trecho.
5 – Neblina e cerração
No caso de neblina ou cerração no meio da pista, de noite ou de dia, acenda imediatamente a luz baixa. E, se possuir, o farol de neblina. Outra coisa importante: nunca use luz alta nessa situação.
Diminua a distância do veículo da frente, diminua a velocidade e, se for preciso parar, que seja num lugar seguro, mas nunca no acostamento. A neblina atrapalha a visilibidade dos outros motoristas também, e por isso eles podem não enxergar você parado ali.
6 – Freio de emergência
Um dos pontos mais importantes para garantir a segurança da condução durante o inverno é justamente esta: o freio de emergência.
Dica para carros que possuem ABS: Se for preciso frear forte e com precisão, o ABS vai prevenir que as rodas travem e manterá o carro sob seu controle.
Dica para carros que não possuem ABS: Nesse caso, as rodas vão travar. A solução, portanto, será desviar do obstáculo, soltando o pé direito do freio até a metade, enquanto passa pelo obstáculo. Depois, só voltar a frear totalmente.
7 – Conforto do motorista
Trabalhar na estrada é cansativo, por isso é preciso se sentir bem e confortável. Seguem abaixo algumas dicas para te ajudar no dia a dia:
- Evite usar casacos pesados enquanto estiver dirigindo;
- Sapatos e botas pesados demais também podem fazer você perder a sensibilidade dos pés, portanto, evite-os;
- Mantenha uma temperatura agradável dentro do carro;
- Não aquecer demais o ambiente interno do veículo, pois isso pode causar sonolência;
- Mantenha uma fresta da janela aberta para que o ar fresco possa entrar e trocar o ar do ambiente interno do seu carro.
Essas dicas foram úteis para você? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo. Boa viagem!