Mesmo quando uma empresa não possui um setor específico de Recursos Humanos ou de Segurança do Trabalho, ela precisa se atentar para a saúde de seus colaboradores.
Conforto e melhores condições no ambiente de trabalho são fatores que contribuem para o aumento da produtividade. E também ajudam a construir uma cultura organizacional muito mais prazerosa para todos.
A saúde ocupacional lida com quais questões?
Avaliar a ergonomia e os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho precisa ser uma tarefa inerente ao planejamento da empresa.
- Se o funcionário é quem garante a produtividade, então sua saúde é um fator de extrema importância para que todos os planos possam ser cumpridos.
Quando a saúde ou a qualidade de vida não está boa, isso afeta a motivação, causando muitos problemas, não só para o colaborador, mas também para a empresa.
- Evitar o absenteísmo e as doenças ocupacionais é razão suficiente para o investimento na saúde ocupacional em sua organização.
Vantagens ao investir na saúde do seu colaborador
Ao investir na saúde ocupacional em sua empresa, podemos perceber grandes vantagens, tanto para os colaboradores quanto para a corporação.
- Além de garantir o bem-estar coletivo, aumento da produtividade e melhor concentração, promove-se o aumento da autoestima do trabalhador.
Reflete também nos atrasos e faltas dos funcionários, que podem ser minimizados em até 40%.
Tudo isso, consequentemente, traz um grande retorno financeiro para a empresa.