O amigo motorista sabe muito bem que boa parte dos gastos relacionados ao bom funcionamento do caminhão vem da manutenção dos pneus. O alto nível de rodagem dos veículos, somado às condições precárias de algumas estradas brasileiras e o grande volume de cargas transportado, geram desgastes inevitáveis nos pneus, que exigem atenção redobrada do motorista.
Muito além de uma questão estética, trafegar com pneus mal conservados é um risco constante que afeta a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, diminuindo a segurança no volante. Como os investimentos para trocas frequentes de pneus são altíssimos, o melhor caminho é prezar pela conservação e manutenção, e há diversas orientações importantes para manter a usabilidade por mais tempo. Confira algumas delas!
1. Calibragem em dia
A calibragem dos pneus é determinante para o desempenho nas estradas – cerca de 10% dos acidentes de caminhões são causados por deficiência na calibragem dos pneus, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). E para quem gosta de falar de economia no bolso, a calibragem também afeta o gasto de combustível, já que pneus irregulares acabam por forçar mais o caminhão, fazendo com que necessitem de mais combustível para funcionar.
No entanto, ao cumprir essa recomendação, é preciso ter atenção para seguir exatamente as pressões de ar indicadas para cada veículo, que variam conforme peso transportado. Essas informações podem ser obtidas no manual dos veículos. Calibrar com a pressão abaixo do ideal aumenta o nível de desgaste, na medida em que causa o esquentamento das peças, além de afetar a estabilidade do veículo nas curvas e possibilitar o aparecimento de rachaduras nos flancos na carcaça. Já a pressão acima da recomendada é perigosa por aumentar o desgaste na área central, o que pode ocasionar o rompimento da banda durante os trajetos, facilitando acidentes.
O hábito de conferir a calibragem é indicado ao menos quinzenalmente, com os pneus frios, e um lembrete importante: calibre também o estepe! Como o pneu extra fica parado e pode esvaziar naturalmente o ar, é indicado calibrá-lo com algumas libras a mais, ok?
2. Alinhamento e balanceamento
Outra rotina de manutenção para não abrir mão é a checagem de alinhamento das rodas e balanceamento dos pneus. Os problemas de suspensão aumentam o risco de acidentes e afetam a vida útil dos pneus, gerando também possíveis prejuízos financeiros causados por desgaste.
Quando o motorista sente que o volante está “puxando” para algum lado ou vibrando ao aumentar a velocidade, é hora de partir para o mecânico de confiança. Mas independente de perceber “sintomas”, invista também nas revisões a cada 10 mil quilômetros.
3. Sempre limpos
A limpeza do seu caminhão é importante esteticamente, mas já parou para pensar que ela também deve ser feita pensando na saúde dos pneus? Resíduos acumulados como poeira, graxa, óleo e gravetos afetam a vida útil do pneu, pois também geram os indesejados desgastes. A limpeza deve ser feita em locais especializados, que utilizarão os materiais indicados para não afetar a borracha e a forma dos pneus (outro ponto de atenção!).
4. Atenção ao rodízio
Dificilmente um motorista das estradas desconhece os motivos lógicos para trabalhar com o rodízio dos pneus. Ainda assim, poucos realmente colocam em prática. Bom, se você preza pela conservação do seu veículo, é hora de valorizar o rodízio! Essa é a maneira mais eficiente de promover o equilíbrio no uso e no desgaste dos pneus, que acontece de forma irregular devido à tração dos veículos, forma de distribuição da carga ou até mesmo o tipo de direção do motorista.
Os pneus externos, por exemplo, que sofrem mais pelo contato direto com a estrada, comumente deterioram mais rápido. A troca de posição faz com que haja uma distribuição da deterioração, resultando em viagens mais seguras e diminuição de consumo de combustível. Para realizar o rodízio, conte com a supervisão de um especialista, que o fará com atenção ao nível de desgaste da banda de rodagem e de acordo com as especificações de cada veículo. Converse sobre o assunto no momento da revisão e sempre que atingir os 10 mil quilômetros rodados.
5. Recapagem pode?
Os pneus de carga também podem ser recapados, geralmente no máximo duas vezes. A substituição da borracha desgastada da banda de rodagem pode solucionar o problema dos pneus “carecas”, que são um perigo nas estradas, mas o serviço deve ser feito seguindo as recomendações do Inmetro.
Fique sempre atento à aparência dos pneus e sua aderência, para buscar a recapagem quando necessário. O TWI (Tread Wear Indicator) – saliência de 1,6 mm localizada nos sulcos dos pneus – ajuda o motorista a manter esse controle. Como o indicador representa o limite de segurança, quando o desgaste do pneu está próximo à marca é o sinal da necessidade de troca o quanto antes.
6. Preze pela direção defensiva
Todos os cuidados de conservação dos pneus são importantes, mas o cuidado do motorista no volante faz toda a diferença. Além de evitar acidentes, a direção defensiva é o que dá a segurança de um bom uso do veículo, sem colocá-lo em risco ou desgastá-lo desnecessariamente. Isso significa evitar aceleradas desnecessárias e freadas bruscas, bem como outras medidas imprudentes comuns no trânsito, como ultrapassagens perigosas. Evitar ao máximo os buracos também faz parte dos cuidados com seu caminhão.
Condução defensiva protege vidas e ainda resulta em economia: quanto mais bem cuidado seu veículo de trabalho, menos gastos com trocas e manutenções constantes! Deixe esse investimento somente para o momento de necessidade.
Acrescente às dicas o respeito ao limite de carga, que deve seguir estritamente as recomendações de carga máxima de cada pneu (essa informação é encontrada em sua lateral) para não colocar em risco a estabilidade do veículo e acelerar o desgaste dos pneus.
Todos os cuidados do dia a dia são importantes, mas é bom destacar que um motorista planejado é um motorista preparado para as surpresas. Lembre-se de reservar os investimentos necessários para as manutenções e de manter uma organização das revisões e trocas feitas. Dessa maneira, a conservação pesará menos no bolso. O seu veículo agradece!