Quando se trata da Lei do Exame Toxicológico, que está em vigor há mais de dois anos, o foco está sob os motoristas e suas condições de trabalho. E, mais do que isso, ela tem a ver com a promoção de mais qualidade de vida para toda uma população.
Viver na estrada faz parte da vida de quem escolheu essa profissão. E a obrigatoriedade do exame contribui para que a segurança seja garantida e que vidas sejam preservadas.
Motorista, se você ainda não fez seu Exame Toxicológico, listamos 5 motivos para você não adiar mais essa responsabilidade, que é sua também.
1 – A segurança
A escolha por deixar de dirigir quando se está sob efeito de substâncias psicoativas é algo que vai além do cumprimento de uma lei, isso tem a ver com proteger a própria vida, e também a vida de outras pessoas que estão na estrada.
Quando se está sob o efeito de alguma droga, muitas reações do organismo são afetadas, como a capacidade de ter reflexos ou até mesmo se manter acordado e sob controle no volante.
Por isso é muito importante fazer o Exame Toxicológico, mas também conscientizar amigos e colegas de profissão sobre a importância de se manter em dia com a lei e também proteger aquilo que é mais precioso: a vida.
2 – O diferencial
Nem todo motorista faz uso de substâncias psicoativas na estrada. E neste cenário de crise que estamos, ser um diferencial em relação à maioria acaba sendo um atributo de peso na hora de conseguir um emprego.
O motorista que faz o Exame Toxicológico apresenta, além do seu talento e eficiência profissional, um voto de confiança e muito mais credibilidade para poder transportar cargas e mercadorias de valor Brasil afora.
3 – A prevenção do prejuízo
Se o motorista não fizer o exame e for pego por alguma fiscalização ou blitz, ele pode ser obrigado a ficar até 3 meses sem dirigir, até conseguir realizar outro exame que dê negativo. Essa consequência poderia afetar sua fonte de renda, prejudicando toda sua família.
Há ainda outras punições possíveis para quem descumpre a lei: a suspensão da CNH e ainda o pagamento de multa.
4 – A lei
A Lei do Motorista (Lei 13.103) veio para trazer mais qualidade de vida para todos os motoristas. Prova disso é que agora, com a lei, as empresas não poderão mais obrigar os motoristas a fazerem horários exaustivos e ininterruptos durante as viagens.
A lei humaniza as estradas, já que, antes, para cumprir jornadas pesadas, era preciso recorrer às drogas. Agora não mais será preciso se submeter a essa situação. A saúde fica preservada e o bem-estar garantido por lei.
5 – A eficiência
O Exame Toxicológico é feito a partir da amostra de cabelos (ou pelos) e essa é a maneira mais eficiente de saber se alguém usou drogas ou não, dentro de um longo período de tempo, que pode chegar a 3 meses.
Não apenas motoristas, mas trabalhadores do ramo da aviação também o fazem, além de ser usado pela Justiça para esclarecer casos de doping.
Além de tudo, trata-se de um exame muito difícil de ser fraudado.
CLIQUE AQUI e faça seu Exame Toxicológico!